Os itinerários formativos e a redução das aulas de Geografia no contexto da BNCC-EM: reflexões a partir do estágio supervisionado

Autores

  • Henrique Gabriel Damasio UNIFAL-MG

Palavras-chave:

Novo ensino médio, BNCC, currículo referência mineira, geografia escolar.

Resumo

 A inserção na escola por meio da disciplina de Estágio Supervisionado e Práticas Pedagógicas I, orientado pela Profª Drª Sandra de Castro Azevedo, possibilitou observar, analisar e refletir sobre o processo de implementação da BNCC-EM em uma escola da rede estadual no Sul de Minas Gerais e a sua íntima relação no CRMG-EM. Utilizamos o método materialista histórico-dialético a fim de promover uma leitura anti-hegemônica do que vem se realizando nas escolas estaduais com a implementação do Novo Ensino Médio. Observamos que os dois documentos afetam diretamente a disposição de aulas de Geografia nesta etapa de ensino e que o comprometimento das mesmas impacta negativamente na formação cidadã, bem como na compreensão e na apreensão do conhecimento próprio da disciplina.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas