Considerações sobre o ensino de escala cartográfica

Autores

  • Júlia de Oliveira Sena USP
  • Prof. Dr. Alfredo Pereira de Queiroz USP

Palavras-chave:

alfabetização cartográfica, catalogação, cartografia.

Resumo

A escala cartográfica é um elemento primordial para elaboração e interpretação de mapas, sendo um instrumento de leitura essencial para a compreensão do espaço – vital, portanto, à geografia. Todavia, verifica-se cotidianamente que alunos de todas as idades passam por grandes dificuldades ao se depararem com o conteúdo, criando um hiato na educação e um verdadeiro desafio aos docentes. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que aborda as razões históricas e didáticas que legitimam a necessidade de um olhar mais atento à questão e os referenciais teóricos que embasam o debate sobre alfabetização cartográfica. Também sintetiza um conjunto de atividades didáticas existentes, coletadas após uma pesquisa sistemática, a fim de fornecer parâmetros de comparação para que os docentes possam optar pela prática mais conveniente ao respectivo contexto educacional. Por fim, traz novas estratégias de ensino de escala cartográfica ao propor atividades com base nas lacunas e demandas encontradas, elaboradas especialmente com os resultados da pesquisa.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas