Dicotomia intradisciplinar e inserção das "atualidades": o ensino de Geografia a partir do cursinho popular TRIU
Palavras-chave:
Geografia física e geografia humana, totalidade, atualidadesResumo
Este trabalho discute o ensino de Geografia a partir de uma situação particular, isto é, um contexto de cursinho popular pré-vestibular cuja maioria discente já concluiu o ensino básico. Com base em experiências e acesso ao conteúdo programático do Cursinho Popular TRIU (que segue as temáticas delimitadas pelos vestibulares das universidades estaduais paulistas), são apresentadas 1) a fragmentação intradisciplinar entre Geografia Física e Geografia Humana já consolidada entre os estudantes; e 2) a penetração das “Atualidades”, frequentes em provas para ingressos no curso superior, que fortalece uma Geografia Jornalística. Com isso, reflete-se sobre quais são os impactos à apreensão da totalidade e quais são os ataques ao estatuto epistemológico da Geografia diante da tese de que, por ser a ciência que estuda o presente, deve-se voltar ao noticiário. As indagações presentes no texto têm como essência os conteúdos destinados às frentes da Geografia (Frente Brasil e Frente Mundo).