Explorando a Geografia Escolar nas trilhas de uma aprendizagem compreensiva

Autores

  • Rodrigo da Silva Menezes UFU
  • Iara Vieira Guimarães UFU

Palavras-chave:

Geografia escolar; Raciocínio geográfico; Aprendizagem compreensiva

Resumo

Historicamente o ensino de geografia no Brasil, em seu sentido prático, tem sido permeado por um tipo de raciocínio dissociado da realidade local, revelando um aspecto contraproducente à compreensão crítica dos estudantes sobre os fenômenos que ocorrem diariamente no espaço geográfico. A metodologia de pesquisa qualitativa que embasa este trabalho estrutura-se numa pesquisa bibliográfica sobre os temas da aprendizagem compreensiva, uso de diferentes linguagens na educação, raciocínio geográfico e inteligência espacial. Propõe-se um debate teórico fundamentado em (Kimura, 2008), (Gardner, 2009), (Callai, 2010) e  (Castelar, 2010) que, além de serem pesquisas que reconhecem a relação dos sujeitos com o mundo e o contexto local no ensino de geografia, abordam o raciocínio geográfico como fundamento para a compreensão das dinâmicas espaciais vivenciadas pelos estudantes. Para além disso, discute-se o papel da inteligência espacial no processo de aprendizagem, destacando algumas habilidades e competências a serem desenvolvidas em sala de aula, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultado da pesquisa bibliográfica e estudo realizado, afirma-se a necessidade de um ensino de geografia que reconheça a relação dos estudantes com o mundo em que vivem e que, ao assumir a aprendizagem compreensiva como prática pedagógica, vise o conhecimento prévio dos estudantes sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula e considere o cotidiano de suas vidas para aprofundar a compreensão dos conteúdos escolares estudados.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas