A pesquisa em representações sociais no ensino de Geografia: construções metodológicas

Autores

  • José Vitor Rossi Souza Unesp
  • Andréia Osti Unesp

Palavras-chave:

Teoria das representações sociais; metodologia; pesquisa qualitativa.

Resumo

As representações sociais são formas de conhecimento elaboradas pelos sujeitos em sua relação com o mundo e com os outros, tendo como funções a mediação e a orientação. O estudo das representações, que são também um conceito e um conjunto de fenômenos sociais, originou, na segunda metade do século XX, uma Teoria das Representações Sociais. Esta tem como objetivo explicar a construção de saberes pelos sujeitos. A partir do seu desenvolvimento e do seu caráter interdisciplinar, esse aporte teórico passou a ser utilizado por diferentes áreas do conhecimento, o que inclui a Psicologia, a Saúde, a Administração, a Educação e a Geografia. Sendo assim, considerando as potencialidades dessa teoria, neste texto pretende-se discutir as contribuições da Teoria das Representações para as pesquisas sobre Geografia, enfocando as investigações acerca do ensino dessa disciplina escolar. O artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, são apresentadas as possibilidades de articulação dessa teoria com os conhecimentos geográficos. Em seguida, são feitas algumas considerações metodológicas sobre as pesquisas na Geografia que têm como foco analisar as representações. Já na segunda seção são discutidos os caminhos metodológicos de uma pesquisa sobre as representações das escalas geográficas por estudantes do Ensino Fundamental II, a qual esteve baseada em uma abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada e o mapa mental como instrumentos para a coleta de dados.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas