A contribuição da Geografia e das imagens sobre o racismo estrutural fora e dentro do ambiente escolar
Palavras-chave:
jovens, desmotivação, periferiaResumo
O texto pretende apresentar o desenvolvimento e construção da pesquisa teórico-metodológica realizada em duas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro com alunos do ensino fundamental e médio. Assim, o trabalho é um relato de experiências da prática profissional nas aulas de Geografia. No entanto, o que será apresentado é somente recortes e observações realizados até o presente instante, já que seu desenvolvimento ainda está em curso no cotidiano das aulas de Geografia. As observações se iniciam a partir da percepção do interesse dos alunos no pedido para assistirem filmes e aulas diferenciadas e ao mesmo tempo se mostrarem desanimados e desmotivados (mesmo com aulas diferenciadas). No entanto, o processo de construção do trabalho, vai além da sala de aula, mas também no entorno em que estão inseridos, onde há a falta de ações do poder público em promover políticas públicas culturais, econômicas e sociais aos jovens em sua maioria negros de periferia. Dessa forma, o trabalho se propõe investigar se o racismo estrutural e institucional arraigados na sociedade é uma das causas da desmotivação escolar vivida por grande parte desses jovens e o quanto as linguagens geográficas podem contribuir no despertar de formação crítica desses jovens.