Abordagem espacial e social na Geografia Escolar: a geograficidade do setor de Uberlândia-MG

Autores

  • Ellis Roza Passos UFU
  • Lidiane Aparecida Alves UFU

Palavras-chave:

Espaço urbano; raciocínio geográfico; ensino de geografia.

Resumo

O artigo discorre sobre os pressupostos e encaminhamentos metodológicos para o estudo do espaço geográfico e, que devem alicerçar o ensino de Geografia, a partir da apreensão e reflexão sobre a realidade dos lugares onde se vive. Logo, o presente artigo tem como objetivo central considerar a dinâmica e a complexidade do espaço urbano tendo como ponto de partida as paisagens dos lugares da vida cotidiana citadina para estimular a construção do pensar geográfico, o pensamento crítico e a consciência espacial. Para alcançar o objetivo exposto é necessário recorrer às categorias/conceitos geográficos, as quais serão explicitadas na primeira parte do texto; a seguir, discorre-se sobre as possibilidades metodológicas para ensino de Geografia e, por fim, considera-se na realidade urbana do Setor Sul da cidade de Uberlândia, e a materialização de tais conceitos.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas