A base de saberes profissionais e os contextos de realização da prática de docentes de Geografia

Autores

  • Juliana Andrade Moura UEM

Palavras-chave:

Conhecimento pedagógico do conteúdo, saberes experienciais, contextos de práticas; profissionalidade docente

Resumo

Este texto propõe refletir acerca dos conceitos de conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman e dos saberes experienciais de Maurice Tardif. Também irá explorar as categorias de um repertório de conhecimentos para a prática profissional docente de forma geral, a partir das teorizações de ambos autores. Esta reflexão visa fornecer uma base teórico-metodológica para a investigação acerca da maneira pela qual múltiplos e complexos saberes são mobilizados e produzidos na prática cotidiana dos professores de Geografia. Com destaque para os conceitos de conhecimento pedagógico do conteúdo de Shulman e dos saberes experienciais desenvolvido por Tardif, compreendendo estes enquanto a matéria-prima do trabalho do professor, sua criação mais original e potente que emerge de sua ação cotidiana na escola, em confronto com as condições de sua atuação. Depreende-se desta revisão de literatura que, para a construção do conhecimento escolar é fundamental, o conhecimento profundo da ciência de referência, dentre outros. Dessa maneira reafirma-se a importância da Geografia no currículo escolar, em sua intensa relação com a ciência de referência e sua inserção mais ou menos autônoma em uma escola situada e contextualizada. Além disso, destaca-se como fundamental considerar nas análises sobre os saberes docentes os contextos dos quais emergem: as políticas curriculares, as características da formação inicial e continuada, as condições de trabalho, remuneração e progressão na carreira, distribuição dos tempos pedagógicos, estrutura das escolas e o grau de autonomia na implementação do currículo. As condições socioespaciais estão diretamente relacionadas com o saber que os professores produzem e mobilizam,  com as racionalidades que sustentam esses saberes e com as ações pedagógicas desempenhadas por estes sujeitos. 

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas