O apagamento da diáspora negra no bairro da liberdade em São Paulo: o trabalho de campo no ensino de Geografia

Autores

  • Mateus de Sousa Nonato USP
  • Paula Cristiane Strina Juliasz USP

Palavras-chave:

Geografia urbana, cartografia, pedagogia histórico-crítica

Resumo

No contexto da geografia negra e da educação antirracista no Brasil, compreender as relações étnico-raciais na produção do espaço urbano contribui à problematização do apagamento da população negra. Com o objetivo de reconhecer a ancestralidade africana no bairro da Liberdade em São Paulo, delineou-se a investigação sobre a potencialidade do trabalho de campo nas aulas de geografia nos anos finais do ensino fundamental. Desenvolveram-se revisão bibliográfica sobre a historiografia do bairro da Liberdade e o estudo sobre a pedagogia histórico-crítica; e elaborou-se um roteiro de campo. Como resultado, obtivemos o uso e a avaliação desse material por professores, que puderam conhecer a abordagem do espaço urbano pela educação antirracista. Concluiu-se a necessidade do estudo do apagamento negro por meio do conteúdo geográfico, com ênfase na relação entre política, economia e sociedade.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas