O impacto dos cursinhos populares de Campinas - SP na formação docente em alunos da graduação em Geografia da Unicamp e a relação entre esses espaços

Autores

  • Rafael Vidotte Mativi Unicamp
  • José Antonio Lemos Veronesi Unicamp
  • João Vitor da Silva Tavares Unicamp
  • Lucas Reis Pereira Unicamp

Palavras-chave:

Formação docente, ensino de geografia, cursinho popular

Resumo

Os cursinhos populares são ambientes educacionais em que a luta pelo acesso ao ensino superior é a base para o seu funcionamento, nesse espaço professores voluntários oferecem aulas gratuitas que preparam pessoas de diversas realidades para os vestibulares. A geografia está nesse cenário com uma dupla função, uma como disciplina que muitas vezes é lecionada por alunos da graduação e outra como ferramenta de análise desse fenômeno. O trabalho aqui desenvolvido, busca por meio de entrevistas semi-estruturadas compreender como os cursinhos populares sediados em Campinas - SP influenciaram a formação docente de alunos da graduação em geografia pela Universidade Estadual de Campinas, somada isso, as entrevistas almejam entender a relação entre o cursinho popular, as aulas da licenciatura e a própria faculdade.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas