A Geografia Escolar no período escolanovista (1930-1960)

Autores

  • Gabriele Barbosa Luiz Unesp

Palavras-chave:

Didática da Geografia, Escola Nova, Inovações pedagógicas

Resumo

Essa pesquisa apresenta o segundo momento histórico da Geografia escolar no Brasil, marcado pelas propostas de inovações pedagógicas vindas da Escola Nova, com destaque para as metodologias de ensino ativas, que possuem princípios pedagógicos indispensáveis ao ensino da época e podem auxiliar na busca de outros caminhos para os problemas do presente. Assim, foram ressaltados os aspectos da metodologia do ensino de Geografia, incluindo a relação entre a Geografia moderna e os princípios da Escola Nova, especialmente na década de 1930. Tem como objetivo compreender as orientações escolanovistas sobre os métodos de ensino em Geografia. Para tal propósito, utilizou-se de pesquisa documental e bibliográfica. Entre as fontes documentais utilizou-se os artigos publicados no Boletim Geográfico e na Revista Brasileira de Geografia, analisados por meio da bibliografia especializada em ensino e ensino de geografia, além de reforçar o contexto escolar moderno da época, com o predomínio da Geografia local e terem sido destacadas as técnicas de ensino e os recursos didáticos mais indicadas para aplicação no período escolanovista (1925-1960), recomendados enquanto elementos mediadores do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados possibilitaram compreender que as orientações escolanovistas consideravam as atividades geográficas extracurriculares, as técnicas de ensino, os recursos didáticos e a atividade do aluno definitivos no processo de aprendizagem, possibilitando a ampliação do conhecimento geográfico. A investigação foi desenvolvida junto a Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação (FCTE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no curso de Geografia, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas