Práticas educacionais no ensino de Geografia: experiências com oitavo ano no programa de residência pedagógica

Autores

  • Jaqueline Moreira de Sa Bezerra Unicamp
  • Láila Amorim de Oliveira Cajaiba Unicamp
  • Victor de Carvalho Unicamp
  • Beatriz Agostinho Giarola Unicamp

Palavras-chave:

África, metodologia ativa, educação cartográfica

Resumo

Neste trabalho, apresentamos e discutimos práticas pedagógicas desenvolvidas simultaneamente por duas duplas de residentes do Programa de Residência Pedagógica -- Subprojeto Educação Física e Geografia da Universidade Estadual de Campinas em duas turmas de oitavo ano em uma escola estadual no primeiro semestre de 2023. Nas aulas, buscamos desenvolver por meio de metodologias ativas as habilidades EF08GE18 e EF08GE19 da Base Nacional Comum Curricular, também previstas no Currículo Paulista, relacionadas a formas de representação e pensamento espacial, envolvendo a interpretação e a elaboração de mapas e outras representações cartográficas, como cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas de informações geográficas especialmente do continente africano, de forma a analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação do solo. Concluímos que as metodologias utilizadas suscitaram o interesse, a participação e possibilitaram a consolidação de conceitos prévios, ainda que de forma não homogênea entre todos os alunos.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas