A relevância do trabalho de campo e do turismo pedagógico para o processo ensino-aprendizagem de Geografia da educação básica

Autores

  • Viviane de Oliveira Lavandeira UERJ
  • Marcela do Nascimento Padilha UERJ

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Metodologias Ativas, Cidadania

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de Geografia, pertencente ao programa em Rede Nacional PROF GEO e que está sendo desenvolvida no Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IGEOG - UERJ), e é apoiada pelo EduCapes. A pesquisa defende que as metodologias de ensino-aprendizagem do trabalho de campo e turismo pedagógico apresentam grandes contribuições para o processo de (re)construção do conhecimento de Geografia de estudantes da educação básica. As hipóteses da pesquisa são as de que os trabalhos de campo e atividades de turismo pedagógico despertam o interesse dos(das) discentes sobre os assuntos trabalhados; que os(as) alunos(as), os(as) quais realizam trabalhos de campo e visitas relacionadas ao turismo pedagógico, geralmente demonstram um conhecimento geográfico, sobre os temas abordados, mais aprofundado do que aqueles(as) que não participam dessas atividades; que os(as) educandos(as) participantes reconstroem sua relação com os espaços das atividades do trabalho de campo e turismo pedagógico; e que a relação entre o(a) professor(a) e o(a) aluno(a) é transformada. Sendo assim, o objeto de estudo da pesquisa em questão é o trabalho de campo e o turismo pedagógico no processo ensino-aprendizagem de Geografia de estudantes da educação básica. O objetivo principal é analisar a importância do trabalho de campo e do turismo pedagógico para o processo de construção de conhecimento geográfico de estudantes da educação básica. A metodologia adotada é a revisão teórico-conceitual sobre trabalho de campo e turismo pedagógico, ressaltando autores(as) como Callai e Zarth (1988), Padilha (2021), Raykil e Raykil (2005) e Moesch (2013); a relação entre os instrumentos pedagógicos em destaque; e a abordagem do trabalho de campo e turismo pedagógico como metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. Baseando-se na concepção de uma educação transformadora com o objetivo de formar indivíduos críticos e ativos na construção de uma realidade e espaço igualitários, o trabalho de campo e turismo pedagógico se mostram como metodologias contribuidoras para a emancipação dos(das) lecionandos(as) e formação de uma sociedade justa. Isso porque essas metodologias, além de geralmente despertarem o interesse de estudantes, valorizam o seu conhecimento e a interação entre professores(as), alunos(as), teorias e porções do espaço geográfico, tornam a aprendizagem e o ensino significativos e reconhecem os(as) discentes como produtores(as) de conhecimento e sujeitos históricos.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas