Práticas no ensino de Geografia: propostas pedagógicas para o estudo do relevo

Autores

  • Clayton José Budin Unesp
  • Fabiana Bardela Lopes Unicamp
  • Milton Cesar Xavier Unicamp

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, atividades práticas, estudos do relevo

Resumo

Este trabalho visa apresentar algumas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Geografia do 6o ao 9o ano do ensino fundamental. As atividades compreenderam metodologias diferenciadas aplicadas em sala de aula para o estudo do lugar de vivência dos alunos, do relevo do território brasileiro e dos continentes americano, europeu e asiático. O objetivo principal das atividades desenvolvidas foi colocar os alunos como protagonistas do processo de ensino/aprendizagem, permitindo que eles realizem pesquisas, comparações, relações, produção de mapas temáticos, e que possam compreender as dinâmicas envolvidas na formação do relevo terrestre. Para tanto, as atividades contaram com leitura de textos do livro didático, elaboração de resumos, leitura de mapas, produção de mapas com lápis de cor, produção de mapas táteis e vídeos explicativos e maquetes. A diversidade de metodologias, bem como o uso da cartografia, vídeos, maquetes, colocando os estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, pode enriquecer o trabalho do professor. O estudo do relevo com práticas diferenciadas tem se apresentado como tal.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas