Cartocartas: o jogo como instrumento lúdico-pedagógico no ensino de Geografia

Autores

  • Jamille Ramos Silva UFF
  • Amanda da Silva Lima Soares UFF
  • Juliana Ramos UFF
  • Vanessa Caldas Cardoso UFF

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Cartografia Escolar, Jogos Pedagógicos

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar a importância de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Nesse caso, a cartografia trabalhada foi com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal em Itaboraí, por meio de um jogo de cartas idealizado pelas estudantes da [omitido para avaliação] a partir do Programa de Iniciação Científica (IC) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O uso de jogos e outras ferramentas mostraram-se muito úteis para as práticas educativas, dinamizando as aulas, estimulando a criatividade do professor, ampliando as possibilidades dos alunos em ler e pensar criticamente o mundo à sua volta, com isso, contribuindo na construção de conhecimentos. Dado o contexto dos alunos em questão e a dificuldade com a aprendizagem da cartografia, considerando o distanciamento dos espaços físicos escolares durante dois anos devido à pandemia da Covid-19, o CartoCartas surge para propiciar a interação, valorizar o lúdico e a aprendizagem da Cartografia Escolar de uma maneira inovadora. 

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas