A quem pertence Ubirajara? Uma proposta de avaliação por meio de webquest

Autores

  • Lucas Pinto Seixas Unicamp
  • Maria Júlia Buck Rossetto Unicamp

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Decolonialidade, Newsletter

Resumo

O trabalho apresenta uma atividade avaliativa desenvolvida com alunos do COTIL, do 2° ano do ensino médio, realizada em formato de Webquest, durante a experiência de estágio de um discente do curso de Geografia da Unicamp. Tal metodologia foi escolhida em função da autonomia que dá aos estudantes, à medida que também os possibilita explorar tecnologias para obter informações sobre o caso em questão. A temática tratada se relacionou com a disputa em torno da posse de um fóssil de um espécime brasileiro que fora levado à Alemanha. Os resultados mostraram que o webquest possibilitou reflexões importantes acerca de dinâmicas coloniais que persistem na estrutura científica, dando aos alunos possibilidade de exercer seus posicionamentos por meio de newsletters.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas