Metodologias ativas: experiências e possibilidades na Geografia do ensino básico
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Linguagens espaciais, Mapa conceitualResumo
Este trabalho visa discutir a importância das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem na Geografia do Ensino Fundamental II, especialmente no que diz respeito às linguagens espaciais e representações cartográficas. Tem-se por objetivo mostrar que tais linguagens possuem potencial não somente enquanto conteúdos a serem aprendidos, mas também como forma de comunicação que possa ser apropriada pelos estudantes no cotidiano. Almeida (2022) destaca que, além de relevância para os estudantes, é preciso lembrar da devida contextualização da formação continuada dos professores da educação básica para aplicar tais metodologias. Nascimento (2019) utiliza o Cone do Aprendizado de Edgar Dale para ilustrar que os meios ativos de aprendizagem são mais eficazes do que os meios passivos, defendendo um equilíbrio entre treinos cognitivos, motores e de habilidades sociais. Em minhas experiências em sala de aula durante o Programa de Residência Pedagógica (RP) e o Estágio Supervisionado I, trabalhando com turmas do 7º ao 9º ano, percebi dificuldades dos alunos em se manterem focados e absorverem os conteúdos ministrados através de aulas expositivas, assim como relatado por Almeida (2022). Mas também há desafios a serem superados no uso de metodologias ativas envolvendo representações espaciais, principalmente no que diz respeito à diferenciação entre as formas e os conteúdos das representações e à sua caracterização como comunicação sistemática. Assim, sugiro que uma boa forma de aproximar essas formas de comunicação como metodologias ativas seja inseri-las de forma mais ativa nas próprias exposições e materiais do docente, para que os alunos se familiarizem, interessem e se envolvam no uso delas. A adaptação das metodologias de acordo com a realidade e demandas de cada turma, a interdisciplinaridade nas escolas e a corporificação das palavras pelo exemplo (FREIRE, 2021) podem favorecer a luta contra dificuldades e defasagens do ensino básico, com didáticas mais eficientes e críticas.