Lecionar Geografia em contexto pandêmico: saberes docentes com as TDICS construídos durante o ensino remoto emergencial (2020/2021)
Palavras-chave:
didática, ensino, aulas virtuaisResumo
Em 2020 e 2021, escolas de todo o Brasil adotaram o que se convencionou chamar de “Ensino Remoto Emergencial”, com as aulas (antes presenciais) migrando para o formato virtual. Na época, havia a necessidade de evitar o rápido espalhamento do patógeno novo coronavírus (causador da Covid-19). Consequentemente, mesmo professores que até então não haviam pensado e/ou trabalhado as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em suas práticas pedagógicas foram levados pelas circunstâncias a ter contato com o ambiente virtual em suas atividades profissionais. Diante dessa realidade, este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os saberes docentes que os professores de Geografia da educação básica construíram com as tecnologias digitais durante o Ensino Remoto Emergencial. Constatou-se que, com a adoção em larga escala das aulas online, os professores tiveram que reinventar o seu fazer docente e adquirir novos saberes para trabalhar com os diferentes artefatos tecnológicos na mediação do processo de ensino-aprendizagem; sinalizando, assim, que o saber fazer docente está em constante construção.