Poemas e desenhos em sala de aula: a Geografia aprendida e arte produzida por alunos

Autores

  • Gustavo Palma de Andrade Santos Unicamp
  • Cerise Rocha de Jesus Unicamp

Palavras-chave:

Globalização, Metodologias, Geografia crítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção de poemas e desenhos por alunos de duas turmas do 9° ano da Escola Estadual Hilton Federici, localizada no município de Campinas, durante um estágio de licenciatura em Geografia. As aulas observadas no estágio geraram os objetos de estudo deste trabalho que  foram baseadas na habilidade EF09GE05: “Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização”. Com o apoio do livro didático, de documentários, de músicas e a elaboração pelos alunos de mapas mentais, poemas, charges e história em quadrinhos foi possível trazer diversos temas dentro desse contexto para sala de aula, bem como trabalhar diversas questões relacionadas à condição do educando. Essa análise será feita em dois momentos: no primeiro, será realizada a exposição das motivações e usos dessas diferentes metodologias; no segundo momento, será feito a análise de algumas obras produzidas pelos alunos, buscando debater alguns conhecimentos e raciocínios geográficos que podem ser observados no material. Esta análise busca dialogar com alguns trechos da obra de Milton Santos, ‘Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal’. 

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas