Por uma geografia literária: clube de leitura do LEPGHU/UFSM

Autores

  • Carla Pizzuti Savian UFSM
  • Amanda Rech Brands UFSM
  • Gabriel Medeiros Figueiredo dos Santos UFSM
  • Natália Lampert Batista UFSM

Palavras-chave:

Geografia, Literatura, Texto Acadêmico

Resumo

A leitura contribui para a compreensão do mundo em que estamos inseridos, formando leitores críticos e reflexivos. Nessa perspectiva, é uma prática com o potencial de fomentar novos entendimentos e interpretações acerca de conceitos da Geografia, como o espaço geográfico e o espaço urbano, por exemplo. Com o projeto, promove-se a prática da leitura, tanto literária quanto teórica, nos cursos de Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, esse projeto constrói uma integração entre Literatura e Geografia, além de potencializar momentos de diálogos entre os(as) alunos(as) acerca das obras lidas. A metodologia de acontecimento do projeto se dá, resumidamente, por meio da leitura de um livro a cada um mês e meio, assim como um encontro para diálogo acerca de cada obra. Os resultados apresentados no presente trabalho são referentes à primeira leitura realizada, que foi o livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” de autoria de Carolina Maria de Jesus, e sobre “Geografia da Fome: o dilema brasileiro - pão ou aço”, de Josué de Castro (em andamento). No encontro de debate da leitura, as e os participantes levam ferramentas complementares à leitura, como vídeos, mapas e músicas. Todas as linguagens empregadas nos debates contribuem para o estímulo à leitura e a formação de leitores(as).

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas