Geografia, arte e literatura: um encontro possível
Palavras-chave:
estágio, fotografias, espaçoResumo
Este relato irá abordar a experiência de planejamento e aplicação de uma atividade do estágio obrigatório da Faculdade de Educação do curso de Geografia no ano de 2021, que ocorreu de forma remota nas aulas de Língua Portuguesa com a turma de ingressantes de 2020 do curso de eletroeletrônica de um colégio técnico de Campinas. A atividade buscou unir geografia e literatura através do uso de fotografias e vídeos produzidos pelos próprios alunos sobre espaços que faziam parte do seu cotidiano. Assim, os lugares de vivência dos estudantes, perpassados por suas experiências e memórias, foram levados para a sala de aula, validando o conhecimento empírico dos alunos. Posteriormente, as fotografias produzidas foram distribuídas aos grupos de alunos para que eles criassem um texto curto que deveria personificar o espaço, tal como faziam os autores das escolas realista e naturalista, que eles estavam estudando nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, precisaram refletir sobre o espaço que viam representado nas fotografias e vídeos, além de recorrer às suas próprias memórias sobre espaços semelhantes. A experiência permitiu o planejamento de uma atividade completa, incluindo o processo avaliativo, e gerou reflexões acerca da importância da produção e difusão de materiais escritos e fotográficos pelos e entre os próprios alunos