Imagens, livros didáticos e a Geografia Escolar: alguns apontamentos críticos
Palavras-chave:
Livro Didático, Imagem, Pesquisas AcadêmicasResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o lugar das imagens nas pesquisas e nos debates sobre os livros didáticos de Geografia. São apresentados resultados parciais de nossas investigações examinando as especificidades dessas relações entre imagens e livros de Geografia, através da bibliografia especializada no assunto produzida por autores e pesquisadores nacionais. O levantamento bibliográfico realizado tem como base artigos publicados em periódicos sobre o ensino de Geografia, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Foram identificados três conjuntos de argumentos centrais nessas pesquisas. Muitos pesquisadores reconhecem do livro didático como um artefato cultural central na educação e um dispositivo central na trajetória da Geografia como uma disciplina escolar, identificando a crescente importância das imagens em virtude de mudanças tecnológicas e editoriais nessas obras. Em um sentido oposto, alguns autores também mobilizam argumentos questionando as imagens utilizadas pelos livros didáticos, problematizando o modo como elas veiculam ou favorecem ideias reducionistas e estereotipadas sobre territórios e grupos sociais. Por fim, destacamos as investigações que apontam o potencial dessas imagens no trabalho pedagógico docente, propondo experimentações a partir destas, explorando-as enquanto formas de linguagem e buscando sentidos outros para o currículo de Geografia.