O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto do ensino remoto emergencial: reflexões da experiência de estágio durante a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
TICs, Geografia, Linguagem, Práticas educativas, Pandemia Covid-19Resumo
O contexto atual, marcado pelo aumento da velocidade dos fluxos informacionais trouxe consigo discussões acerca das tecnologias de informação e comunicação presentes no ensino. Nesse sentido, as práticas educativas passaram a ser mediadas também por um ambiente tecnológico digital. No âmbito do ensino remoto emergencial, a apropriação dessas tecnologias pôde ser observada, visto que o processo de ensino e aprendizagem passou a ocorrer de maneira remota e por plataformas digitais com o uso de dispositivos móveis como notebooks e smartphones. Essas experiências trouxeram desafios os quais perpassaram desde a readequação das escolas ao contexto digital, a necessidade de se compreender que no contexto vivido emergiram novas formas de leitura do mundo e as reflexões que tangenciam novas possibilidade de apropriação das TICs. As observações serviram como base para a fundamentação da vivência de estágio ocorrida no primeiro semestre de 2021, a qual buscou por meio de reflexões e diálogos que envolveram as formas de apropriação das TICs, discorrer sobre as experiências do estágio 1 de licenciatura em geografia.