O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no contexto do ensino remoto emergencial: reflexões da experiência de estágio durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Natasha Marques de Paula Santos Unicamp
  • Carlos Alexandre Zucchi Pereira Unicamp

Palavras-chave:

TICs, Geografia, Linguagem, Práticas educativas, Pandemia Covid-19

Resumo

O contexto atual, marcado pelo aumento da velocidade dos fluxos informacionais trouxe consigo discussões acerca das tecnologias de informação e comunicação presentes no ensino. Nesse sentido, as práticas educativas passaram a ser mediadas também por um ambiente tecnológico digital. No âmbito do ensino remoto emergencial, a apropriação dessas tecnologias pôde ser observada, visto que o processo de ensino e aprendizagem passou a ocorrer de maneira remota e por plataformas digitais com o uso de dispositivos móveis como notebooks e smartphones. Essas experiências trouxeram desafios os quais perpassaram desde a readequação das escolas ao contexto digital, a necessidade de se compreender que no contexto vivido emergiram novas formas de leitura do mundo e as reflexões que tangenciam novas possibilidade de apropriação das TICs. As observações serviram como base para a fundamentação da vivência de estágio ocorrida no primeiro semestre de 2021, a qual buscou por meio de reflexões e diálogos que envolveram as formas de apropriação das TICs, discorrer sobre as experiências do estágio 1 de licenciatura em geografia. 

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas