Contribuições da cartografia escolar para o ensino e aprendizagem de Geografia no Brasil

Autores

  • Beatriz Agostinho Giarola Unicamp

Palavras-chave:

habilidades cartográficas, pensamento espacial, raciocínio geográfico

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a produção bibliográfica da Cartografia Escolar brasileira, suas contribuições no ensino e aprendizagem de Geografia no ensino básico, com o foco no seu papel na formação do aluno crítico, e descrever as principais mudanças na trajetória da Geografia e da Cartografia Escolar enquanto componente curricular do ensino básico brasileiro. Se parte do pressuposto de que a Cartografia, por representar e simbolizar a realidade geográfica e o espaço (unindo tecnologia, ciência e arte) por meio de mapas, é um conjunto de conhecimentos e técnicas fundamentais para a compreensão e estudo do espaço geográfico e, portanto, um saber inerente à Geografia. Além disso, ao observar o desenvolvimento do próprio ensino de Geografia no Brasil, pode-se perceber que a cartografia sempre esteve atrelada e compôs a grade curricular da Geografia escolar, entretanto muito se discute acerca do processo histórico de institucionalização da cartografia como matéria escolar, uma vez que o uso e elaboração de mapas esteve diretamente atrelado não só ao contexto social e político, como também, às diferentes fases e mudanças pelas quais o pensamento geográfico e, consequentemente, o ensino de Geografia passou. Pensando nisso, o objetivo central desta pesquisa foi compreender como a Cartografia Escolar corrobora para a formação crítica dos estudantes brasileiros. Para tanto, durante as primeiras semanas de pesquisa, foi realizado um extenso trabalho de levantamento bibliográfico das principais produções teóricas brasileiras existentes sobre o assunto na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos Repositórios Científicos de Universidades (como USP, UFRGS, PUC Minas e UNESP) e no Repositório de Periódicos da EduGeo. Após selecionar a bibliografia, foi feito um trabalho de revisão a análise delas, o que possibilitou: traçar a trajetória da Geografia e Cartografia Escolar enquanto componente curricular do ensino brasileiro entre 1836 e 1996, compreender as concepções e conceitos estabelecidos acerca da Geografia e da Cartografia Escolar e, sobretudo, permitiu entender a importância desta para o ensino e aprendizagem de Geografia no Brasil e para a formação de alunos capazes de pensar criticamente sobre o mundo.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas