A segregação socioespacial através da produção didática de vídeos em 360°: potencialidades para o ensino de Geografia

Autores

  • Gabriela Aparecida Costola UNESP
  • Diego Corrêa Maia UNESP

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Geografia Urbana, Ensino Fundamental

Resumo

O ensino de Geografia necessita alcançar a aproximação do educando frente aos conteúdos geográficos através do emprego de recursos tecnológicos, uma vez que a socialização infanto-juvenil é permeada de mediações tecnificadas que produzem diferentes alunos daqueles esperados pela racionalidade escolar vigente. Isto posto, objetiva-se, com esta investigação, fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento, produzir vídeos em 360º e aplicar no ensino básico de Geografia no formato de realidade virtual para trabalhar a aprendizagem do conceito de segregação urbana em conjunto com a realidade geográfica do cotidiano dos alunos. Este ambiente será proporcionado pelo uso do Google Cardboard Glasses em sala de aula e pela captação de cenas de segregação urbana do município de Rio Claro (SP) em 360º pela câmera GoPro Fusion. De natureza qualitativa e com base em pesquisa-ação, a proposta de pesquisa se utilizará de observação participante, questionários individuais e revisão bibliográfica do tema para realizar as discussões e análise dos dados. Após a elaboração do material e o trabalho em sala de aula, será aplicado um questionário semiestruturado para obtenção de informações para a dimensão analítica da pesquisa. Tendo em vista que a maioria dos alunos do município vive na cidade e desenvolvem praticamente todas as suas atividades cotidianas na área urbana, vislumbramos com esta investigação possibilitar a realização desta práxis em sala de aula, com a manipulação da tecnologia em prol do conhecimento, abordando a importância do ensino da cidade e do urbano nas aulas de Geografia. Espera-se que o conteúdo de geografia urbana, especialmente o fenômeno da segregação sócio-espacial, trabalhado com o auxílio dessa tecnologia, seja assimilado de maneira que haja a capacidade, por parte dos alunos, de relacionar os conceitos abstratos apresentados em sala de aula à realidade concreta. Isto é, que consigam enxergar a cidade através de um olhar geográfico a partir da apresentação das relações funcionais e estruturais da problemática urbana em relação com os equipamentos sociais públicos.

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Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas