A aprendizagem no ensino remoto emergencial por meio de métodos avaliativos online

Autores

  • Ana Alexandre Santos Rodrigues Unicamp
  • Raul Reis Amorim Unicamp

Palavras-chave:

Avaliação diagnóstica, Métodos avaliativos online, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

As recentes discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial têm se ampliado a cada dia entre os pesquisadores da área da educação, após a pandemia. Os professores da modalidade antes presencial tiveram no ano de 2020 que se adaptar prontamente a esse regime de aulas online, muitos sem um preparo prévio ou conhecimento a respeito desta modalidade de ensino. O seguinte artigo buscou analisar se os alunos do programa ProFIS, estavam compreendendo os conteúdos ministrados na disciplina Planeta Terra, ofertada, por meio do Instituto de Geociências da UNICAMP. A proposta foi compreender o processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio de avaliações diagnósticas com base em métodos avaliativos online, o Creat Kahoot e atividades em forma de questionário online. O Kahoot  foi tratado no planejamento de aula da disciplina como sendo uma ferramenta para nos dar um feedback, para assim obtermos um diagnóstico de como estava a aprendizagem dos alunos em relação a disciplina, a atividade tinha o intuito também de recapitular os conteúdos ministrados na aula anterior. Em relação ao método avaliativo online por questionário, este consistiu em ser executado posteriormente a cada aula, como uma espécie de atividade de casa. Como resultados dos métodos avaliativos online, como avaliações diagnósticas dentro da disciplina, observamos desvios significativos em ambas as atividades, sendo realizadas intervenções para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos dentro do ambiente virtual de sala de aula.

Downloads

Publicado

05.05.2024

Edição

Seção

Trabalhos acadêmicos e práticas educativas