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O NOVO ENSINO MÉDIO EM PRIMEIRA PESSOA

considerações acerca do cotidiano escolar de/por jovens campineiros

Autores

  • Yan Pedro Dutra Barbosa
  • Gabriela Costa Colombo
  • João Lucas Botari da Silva
  • Renan Pessina Gonçalves de Lima

Palavras-chave:

políticas educacionais, Projeto de Vida;, Narrativas

Resumo

O principal objetivo do projeto é investigar sobre as percepções de nós estudantes-pesquisadores sobre o Novo Ensino Médio e suas questões que nos incomodam, e em especial, que percebemos a partir das nossas vivências na escola e contato com colegas e professores. Para alcançar esse objetivo, utilizamos a pergunta: “Como o novo ensino médio tensiona o cotidiano escolar de jovens campineiros e a construção dos seus projetos de vida?”. A presente pesquisa utilizará a metodologia do Problem-Based Learning (PBL), também conhecido como Aprendizado Baseado em Problemas, cujo objetivo é construir o aprendizado a partir de problemáticas que acontecem na vida dos interlocutores, promovendo um senso crítico sobre a situação problema. Por consequência disso, o Novo Ensino Médio carrega consigo muitas expectativas, mas que também traz contrariedades aos jovens nas escolas públicas e estaduais do município de Campinas. Portanto, pensar no espaço em que ocupamos como estudantes, com o auxílio de criação de narrativas e análises de textos que envolvam esta reforma, que está precarizando e provocando a desigualdade educacional em relações as escolas públicas e estaduais no município de Campinas, poderá auxiliar na resolução e na compreensão desta questão-problema.

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Publicado

03.12.2025

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Edição

Seção

GT1 - Multiculturalidade, diferenças e identidades na educação em geografia