ENSINAR GEOGRAFIA PARA AS JUVENTUDES NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA/GO
diálogos e aproximações
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Juventudes em Goiás, Ensino MédioResumo
Este trabalho discute a relação entre juventudes, Geografia e escola pública, com ênfase na construção de conteúdos geográficos escolares que dialoguem com as vivências dos jovens na região metropolitana de Goiânia/GO (RMG)[1], contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia. A pesquisa fundamenta-se em uma perspectiva dialética, compreendendo as juventudes como uma categoria social que na contemporaneidade é atravessada por múltiplas dimensões culturais, identitárias, políticas e espaciais, que conformam a condição juvenil. Reconhecendo os jovens como sujeitos sociais ativos e produtores de espacialidades, o estudo insere-se no campo do Ensino de Geografia e busca refletir sobre como elaborar conteúdos que considerem as especificidades das juventudes, tendo como horizonte a formação do pensamento geográfico. A partir da análise de evidências sobre a condição juvenil em Goiás, coletadas em sites de duas organizações da sociedade civil, o Centro de Juventude Cajueiro e o Levante Popular da Juventude, que atuam diretamente com juventudes no estado, foram identificados elementos da cultura juvenil capazes de subsidiar a formulação de conteúdos escolares mais significativos. Os resultados parciais apontam para a necessidade de articular os elementos constitutivos da condição juvenil à construção de uma abordagem geográfica dos conteúdos escolares, que reconheça e visualize as características das juventudes goianienses.
