APROXIMAÇÕES ENTRE A AFROCENTRICIDADE E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Localização e agência como pontos de partida
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Localização, AfrocentricidadeResumo
Visando abrir conexões entre o campo científico da geografia e a produção de conhecimento que centralize a racialidade nas análises teórico-metodológicas, o artigo reflete nas possibilidades de integração da afrocentricidade no ensino de Geografia no Brasil. Buscando descolonizar o currículo e romper com as amarras coloniais e eurocêntricas, a afrocentricidade é apresentada como uma abordagem teórica e pedagógica que recentra o sujeito negro como produtor de conhecimento e história, em oposição à hierarquia racial e ao apagamento da contribuição africana e afro-brasileira. O artigo propõe o uso dos conceitos de localização e agência para valorizar as territorialidades negras e promover o protagonismo de estudantes negros, alinhando-se à Lei 10.639/03. Objetivando construir de fato um ensino de Geografia que promova uma educação mais justa, plural e emancipatória, a proposta metodológica articula abordagens qualitativas, com ênfase na epistemologia afrocentrada e na leitura crítica do espaço a partir do pensamento miltoniano.
