RITMO E MOVIMENTO

aplicando a lei 10.639/03 através da capoeira e da música na escola

Autores

  • Igor Sena de Oliveira
  • Rosemberg Ferracini

Palavras-chave:

Escola, Geografia, Projetos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da valorização do conhecimento afro-brasileiro, contribuindo para o ensino de Geografia de forma didática e inclusiva. A iniciativa educacional visa promover a cultura afro-brasileira e combater o racismo e a discriminação racial nas escolas, com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto, desenvolvido na Escola Estadual Quintiliano Jardim, em Uberaba (MG), possui grande relevância para a educação brasileira, pois colabora para a construção de uma sociedade mais justa, incentivando a inclusão e o respeito à diversidade cultural. O projeto da cultura africana foi implementado na escola nos meses de maio e abril de 2025 com oficinas na escola. Abrangendo elementos como música, dança, religião, culinária e outros. Com o propósito de resgatar essa cultura e valorizar a geografia histórica, bem como as contribuições dos povos africanos e afrodescendentes para a sociedade brasileira, este trabalho busca enfatizar a importância de projetos que promovam a construção de saberes étnico-raciais nas práticas escolares.

Downloads

Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT1 - Multiculturalidade, diferenças e identidades na educação em geografia