A INTERFACE DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA ESCOLAR COM A LITERATURA
Migração, Identidade e Solidão Urbana na obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Literatura, MigraçãoResumo
Este trabalho reflete sobre a interseção entre a literatura e a Geografia, com foco em como obras literárias podem ser utilizadas no ensino de Geografia. A pesquisa se baseia em uma experiência didática realizada na disciplina de Fundamentos de Geografia Escolar, no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo principal é analisar como a leitura de obras literárias, como a de Clarice Lispector, pode enriquecer a prática pedagógica, ampliando as formas de leitura e representação do espaço geográfico. A pesquisa foi baseada em uma proposta didática em que os estudantes foram convidados a selecionar uma obra literária de sua preferência para realizar uma análise geográfica, relacionando-a com os textos discutidos em sala. Entre mais de 22 obras apresentadas, a análise se aprofundou em “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. A atividade culminou em apresentações orais que permitiram a construção coletiva de conhecimento. A análise da obra “A Hora da Estrela”, que narra a trajetória de Macabéa e sua experiência de exclusão e solidão urbana no Rio de Janeiro, demonstrou que a literatura é uma ferramenta poderosa para o ensino de Geografia. O uso da obra permitiu o exercício da crítica a fenômenos socioespaciais e a discussão de temas como invisibilidade social, marginalização e pertencimento. Dessa forma, a integração da literatura na Geografia escolar contribui para uma formação mais sensível, ética e crítica dos futuros professores, valorizando as múltiplas identidades presentes no espaço urbano.
