O PIBID DE GEOGRAFIA NO INSTITUTO DAS CIDADES DA ZONA LESTE/UNIFESP
Construindo uma consciência sobre a complexidade da realidade escolar em territórios periféricos da Zona Leste de São Paulo
Palavras-chave:
PIBID, Ensino de Geografia, Territórios escolaresResumo
O presente trabalho tem por finalidade apresentar os primeiros resultados das experiências realizadas no subprojeto de Geografia do PIBID na Unifesp, campus Instituto das Cidades na zona leste da capital de São Paulo, que se iniciou em janeiro deste ano de 2025. Em sua proposta, o projeto trabalha com quatro eixos que orientam as atividades a serem desenvolvidas ao longo da vigência do edital, e que conversam entre si. Nesse primeiro semestre transitamos, sobretudo, pelo eixo que propõe a “construção de uma consciência sobre a complexidade da realidade escolar em territórios periféricos da Zona Leste de São Paulo”. O subprojeto está presente em quatro escolas municipais e uma escola estadual, todas da região leste da cidade, constituindo dois núcleos de licenciandos/as de iniciação à docência totalizando 48 estudantes, 6 professores/as supervisores/as nas escolas parceiras e 2 coordenadores de área, professores da Unifesp. Nesse período, que compreende a apresentação deste trabalho, o projeto visa promover uma compreensão sobre as diversas camadas que compõem a realidade escolar em territórios periféricos da Zona Leste de São Paulo, enfatizando a necessidade de reconhecer e valorizar as particularidades desses territórios, incluindo aspectos socioeconômicos, culturais, educativos e políticos que influenciam diretamente a dinâmica espacial da escola. O programa de ações coordenadas pelo PIBID tem desenvolvido junto aos/as licenciandos/as em formação as especificidades e desafios enfrentados pelas escolas, docentes e estudantes em diferentes contextos da Zona Leste paulistana. Para tal, tem procurado refletir acerca de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam a consciência da dimensão espacial da escola pública em sua relação com os territórios, direcionando a formação docente aos desafios específicos postos pela dimensão educativa nesses espaços. Já temos tido alguns resultados significativos, tanto nas propostas de sequência dos trabalhos nas escolas, a partir do subprojeto, quanto da reflexão de licenciandos/as que, tanto em reuniões gerais quanto nas atividades desenvolvidas nas escolas, tem demonstrado uma preocupação latente em que o ensino de Geografia considere os aspectos locais dos territórios, em seus diversos aspectos, assim como se consolide como um aprendizado significativos para os/as alunos/as desses territórios.
