ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS
potencialidades para construção do Raciocínio Geográfico
Palavras-chave:
Alfabetização Cartográfica, Ensino Fundamental I, raciocínio geográficoResumo
Como linguagem e instrumento para representação do mundo, a cartografia possui um papel central na construção do conhecimento das crianças. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender como uma abordagem cartográfica das categorias e conceitos da geografia podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, compreendido como uma forma específica de operar o pensamento, que se estrutura a partir dos princípios geográficos, durante as aulas de geografia no ensino fundamental I. Para isso, tendo como base as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, foram realizados três testes, com alunos do quarto e quinto ano da escola pública, utilizando diferentes representações com o objetivo de identificar como os conceitos foram apropriados pelos alunos. Os resultados demonstraram que os estudantes são capazes de se articular os conceitos e categorias geográficas, as relações espaciais e as formas de representação, para a construção do Raciocínio Geográfico.
