ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS

potencialidades para construção do Raciocínio Geográfico

Autores

  • Felipe Moretto Moura
  • Sonia Maria Vanzella Castellar
  • Maria Eduarda Andrade de Faria

Palavras-chave:

Alfabetização Cartográfica, Ensino Fundamental I, raciocínio geográfico

Resumo

Como linguagem e instrumento para representação do mundo, a cartografia possui um papel central na construção do conhecimento das crianças. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender como uma abordagem cartográfica das categorias e conceitos da geografia podem contribuir para o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, compreendido como uma forma específica de operar o pensamento, que se estrutura a partir dos princípios geográficos, durante as aulas de geografia no ensino fundamental I. Para isso, tendo como base as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, foram realizados três testes, com alunos do quarto e quinto ano da escola pública, utilizando diferentes representações com o objetivo de identificar como os conceitos foram apropriados pelos alunos. Os resultados demonstraram que os estudantes são capazes de se articular os conceitos e categorias geográficas, as relações espaciais e as formas de representação, para a construção do Raciocínio Geográfico.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT4 - Questões teórico-metodológicas na educação em geografia e Geografia da Educação