CINEMA, MEMÓRIA E ESPAÇO
o audiovisual como prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Linguagem audiovisual, Ensino de geografiaResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) demanda práticas pedagógicas eficazes que assegurem o direito à educação formal integrada e contextualizada. No ensino de Geografia, a arte se relaciona diretamente com a experiência do sujeito no mundo, e o uso da linguagem cinematográfica, especificamente, cresceu nos últimos anos, conforme observado por Oliveira Jr. e Girardi (2020). Nesse contexto, o presente relato de prática educativa descreve a atividade Memórias, desenvolvida no âmbito do Estágio Supervisionado I, a partir da proposta de utilização de imagens como recurso pedagógico para o ensino de Geografia. A proposta, inicialmente inspirada no dispositivo “História de objetos”, descrito na obra Cadernos do Inventar (Migliorin et. al., 2016), resultou na produção de em um minidocumentário que dá voz às experiências escolares dos estudantes da EJA do ensino fundamental. Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a articulação entre cinema, espaço e memória, compreendo a linguagem audiovisual não apenas como um recurso didático, mas como uma prática pedagógica capaz de promover a emancipação e resistência desses estudantes historicamente marginalizados. A atividade, articulando Geografia e História, possibilitou que os alunos relacionassem suas memórias ao espaço e ao tempo de suas trajetórias, tornando visíveis narrativas frequentemente proibidas (Arroyo, 2017). Os resultados evidenciam que o processo de rememoração contribuiu para o fortalecimento de identidade e do sentimento de pertencimento dos participantes, ao mesmo tempo em que garantiu o reconhecimento de um direito historicamente negado.
