CARTOGRAFIA ESCOLAR E GEOTECNOLOGIAS

Experiência Formativa com o Google Earth

Autores

  • Pedro Alcantara Cavalcante Neto
  • Lucas Luan Giarola

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, Geotecnologias, Componentes Físico-naturais

Resumo

Este trabalho discute o uso do software Google Earth para o ensino de Geografia, por meio de uma experiência formativa realizada pela Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar do Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares (GECE), que possibilitou aos participantes compreenderem como as geotecnologias podem ser mobilizadas no contexto do ensino de Geografia. A experiência formativa foi realizada junto a estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e teve como objetivo explorar ferramentas do Google Earth para a análise do uso e ocupação do campus Samambaia - UFG, entre os anos de 2004 a 2024. A metodologia envolveu uma atividade prática de mapeamento, adotando uma abordagem que considerasse o solo de maneira integrada aos demais componentes físico-naturais, assim como às questões sociais. Os resultados indicam que a interação com as geotecnologias proporcionou aos participantes maior familiaridade com as ferramentas digitais, permitindo uma análise mais detalhada das transformações e arranjos espaciais. Conclui-se ainda que a utilização do Google Earth como ferramenta didática tem um grande potencial para a alfabetização cartográfica, permitindo uma análise mais integrada dos componentes físico-naturais e a efetivação de análises geográficas no contexto do ensino de Geografia.

 

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT2 - Tecnologias, novas cartografias e múltiplas linguagens na educação em geografia