A IMPORTÂNCIA DE INTRODUZIR A CARTOGRAFIA TÁTIL NAS ESCOLAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, PIBIDResumo
O presente trabalho tem como intuito relatar a experiência de trabalhar com mapas táteis em uma escola pública do município de Uberaba – MG. A referida experiência ocorreu pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A pesquisa foi conduzida em aulas desenvolvidas para uma aluna deficiente visual do 9° ano do Ensino Fundamental, pois acreditamos ser importante introduzir a Cartografia Tátil nas escolas como uma ferramenta educacional para estudantes. Esses contribuem para o aprendizado da pessoa com deficiência visual, visando promover acessibilidade e melhorar a compreensão da geografia. O projeto foi realizado em uma escola estadual do município de Uberaba-MG por uma estudante de licenciatura em Geografia pelo projeto do PIBID. A metodologia utilizada no presente trabalho é qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Inicialmente foi realizado um levantamento de referenciais teóricos que abordam temas relacionados à acessibilidade, educação inclusiva e à cartografia tátil, essa etapa teve como objetivo compreender sobre o tema e identificar lacunas existentes em torno do assunto. Além da pesquisa teórica, também foi realizada uma etapa prática, que consistiu na construção e aplicação de mapas táteis para a estudante deficiente visual, permitindo verificar de maneira concreta o potencial da cartografia tátil como recurso pedagógico voltado para a compreensão espacial e a promoção da inclusão.
