LINGUAGENS COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

uma abordagem da colagem a partir dos conceitos geográficos

Autores

  • Daniela Moreira Bastos
  • Mariana Chaves Monti Souza
  • Fransciny Costa Alves

Palavras-chave:

Linguagens, Colagem, Conceitos geográficos

Resumo

As linguagens estão presentes no ensino de Geografia com o objetivo de elucidar as representações do Espaço Geográfico e da realidade política, social, econômica e cultural. Partindo desse pressuposto, desenvolveremos uma atividade a partir de imagens, fotografias e textos para mobilizar as categorias fundamentais da Geografia, com a finalidade de construir uma interlocução do campo geográfico com a arte, através da dinâmica das colagens. Ao correlacionar a Geografia com a Arte, pretende-se abordar a síntese da Colagem como prática experimental e produtora de conhecimento para exemplificar o diálogo destes dois campos científicos a partir das relações interescalares presentes no nível do cotidiano (local-global) e problematizar o processo de aprendizagem no ensino de Geografia.  Com isso, relacionamos o Ensino de Geografia e a Arte na medida em que as linguagens podem ser abordadas como uma ação mediadora, na qual a partir da colagem podemos realizar uma transposição didática dos conceitos geográficos, fundamentando-se na arte, promovendo uma melhor integração do processo de ensino-aprendizagem, resultando em uma compreensão crítica da realidade, e consequentemente do Espaço Geográfico, por parte dos alunos. A metodologia consistiu na realização de duas atividades, sendo a primeira na forma de oficina durante a “XIII Semana da Geografia: Geografia em tempos de crise e solidariedade” da Unicamp em outubro de 2024, e depois ocorreu durante a disciplina de Representações e Linguagens no Ensino de Geografia, ministrada pela professora  Dra. Tânia Seneme do Canto no Instituto de Geociências (IG - Unicamp) em abril de 2025. Elas foram realizadas em quatro etapas metodológicas: 1. O primeiro momento consistiu na divisão dos participantes em grupos de no máximo 5 pessoas e assistiram aos vídeos problematizadores dos conceitos geográficos; 2. No segundo momento, escolheram alguns escritos sobre os três conceitos da geografia- território, lugar e paisagem nas línguas Romeno, Esperanto e Catalão; 3. Tentaram interpretá-los e partilharam com seus grupos o que foi possível compreender, extrair ou vincular dos trechos disponibilizados sem a utilização de pesquisa na internet; 4. A partir das discussões realizadas em grupo, realizaram uma colagem que exprime o que conseguiram interpretar considerando também a contribuição dos vídeos apresentados anteriormente, utilizando os materiais contidos na mesa para a formulação das colagens. Por fim, os produtos gerados na forma das colagens dos grupos possibilitaram a construção de diferentes entendimentos acerca dos conceitos basilares do campo geográfico - território, lugar e paisagem, conforme os relatos nas apresentações e houve diferenciação dos produtos acerca das diretrizes durante a confecção da colagem em relação a autonomia da escolha do dimensionamento do plano de fundo.

Downloads

Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT2 - Tecnologias, novas cartografias e múltiplas linguagens na educação em geografia