O POTENCIAL PEDAGÓGICO DO ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO MUNICÍPIO DE PINDAMONHANGABA-SP
Palavras-chave:
prática docente, roteiros de estudo do meioResumo
Com base nas inúmeras dificuldades enfrentadas por professores de Geografia na prática do ensino desta disciplina em suas diferentes escalas, este trabalho tem como objetivo aproximar a prática docente com a pesquisa e a formação continuada, construindo ferramentas pedagógicas para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental - Anos Finais no estado de São Paulo, especificamente na cidade de Pindamonhangaba. Procura-se aqui municiar os professores da rede estadual de ensino desta cidade com possibilidades e potencialidades da realização da metodologia do estudo do meio no território do município, contribuindo para formação e atualização de novos professores de Geografia da rede estadual atuante na cidade. Como procedimento metodológico, elaboraram-se quatro roteiros de estudo do meio na cidade, um para cada série do Ensino Fundamental - Anos Finais com base na realidade das escolas estaduais, contendo atividades de preparação, pesquisa in loco e organização dos dados coletados. A proposta fundamenta-se na teoria do estudo do meio de Lopes e Pontuschka (1997), na importância simbólica da territorialidade de Haesbaert (1997) e em outras iniciativas que valorizem a metodologia ativa do estudo do meio.
