A LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

construtos teóricos sobre o potencial linguístico de cordel em Roraima

Autores

  • Rayane Kethelen dos Santos Abreu
  • David de Abreu Alves

Palavras-chave:

Linguagem, Linguagem de cordel, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os construtos teóricos da linguagem e sua relação com a aprendizagem significativa no ensino de Geografia, destacando o potencial pedagógico da literatura de cordel como recurso didático no estado de Roraima. A problemática central pauta-se na compreensão da linguagem não apenas como meio de comunicação, mas como elemento constitutivo do pensamento e da cultura, capaz de mediar a construção de conhecimentos e favorecer a leitura crítica do espaço geográfico. Metodologicamente, a pesquisa se insere no campo qualitativo e bibliográfico, sendo estruturada a partir do levantamento e análise de teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil, no período de 2014 a 2023, disponíveis na Plataforma Sucupira (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O recorte temporal de dez anos justifica-se pela emergência de pesquisas que problematizam o conceito de lugar, a aprendizagem significativa e o uso de linguagens diversas no ensino da Geografia. O levantamento realizado possibilitou a identificação, sistematização e análise de dez produções acadêmicas (sete dissertações e três teses), que utilizaram diferentes linguagens – cartográfica, literária, fotográfica, sensorial, entre outras – em suas abordagens pedagógicas. Os resultados revelam que a linguagem, compreendida como mediadora dos processos cognitivos e sociais, desempenha papel fundamental na aprendizagem significativa, em consonância com os aportes teóricos de Vygotsky, Ausubel e Bakhtin. O estudo evidenciou que a inserção de diferentes linguagens no ensino de Geografia favorece a construção de conceitos complexos, promove maior aproximação entre o conhecimento escolar e as vivências cotidianas dos alunos e contribui para a formação de um pensamento geográfico crítico. Nesse cenário, a literatura de cordel destaca-se como recurso pedagógico pela sua acessibilidade, expressividade e vínculo com a cultura popular. Em Roraima, a presença do cordel resulta de processos migratórios que introduziram elementos da tradição nordestina na região, possibilitando um diálogo entre culturas locais, indígenas e nordestinas.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT2 - Tecnologias, novas cartografias e múltiplas linguagens na educação em geografia