AS LINGUAGENS GEOGRÁFICAS DOS DOCENTES CURSISTAS DO PROFGEO – UFGD

contribuições e desafios da formação continuada

Autores

  • Ricardo Devides Oliveira

Palavras-chave:

PROFGEO, Formação docente, Linguagens Geográficas

Resumo

A presente pesquisa acadêmica busca descrever e discutir como os professores cursistas do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Ensino de Geografia (PROFGEO), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mobilizam as linguagens geográficas em suas práticas docentes, relacionando os resultados com o processo formativo ocorrido ao longo do curso. Utilizou-se como metodologia principal a pesquisa participativa, que envolveu registros de debates, apresentações em sala de aula e questões específicas aplicadas junto aos nove (9) cursistas da turma do ano de 2025, realizados durante as aulas da disciplina de Linguagens e Educação Geográfica. A fundamentação teórica partiu da discussão sobre a perspectiva criativa e criadora no uso de diferentes linguagens no ensino de geografia, em diálogo com os princípios norteadores da educação geográfica, além dos referenciais específicos implicados em cada uma das linguagens. Das linguagens trabalhadas (Cartográfica, Musical, Pictórica: Imagética/fotográfica e o Cinema/Audiovisual), foram apontados diferentes usos, abordagens, limites e desafios por parte dos docentes cursistas do PROFGEO. Conclui-se, com base nas reflexões dos cursistas, que há uma significativa permeabilidade entre as funções criativas e criadoras das linguagens, onde a perspectiva criadora esbarra no pouco tempo disponível para o planejamento, estudo e desenvolvimento de práticas implicadas na linguagem como expressão, além de entraves de ordem infraestrutural e técnica dentro do ambiente escolar. Por outro lado, há um entendimento de que estas linguagens carregam uma potência educativa que permite ir além do seu uso como recurso didático. Os conhecimentos e saberes compartilhados ao longo do percurso formativo indicam evidentes contribuições da formação continuada stricto sensu, oferecida pelo PROFGEO, proporcionando um maior aprofundamento teórico e ampliação dos caminhos metodológicos frente aos desafios contemporâneos do ensino de geografia.

Downloads

Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT5 - Saberes docentes e formação de professores de geografia