CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

discussão em torno das metodologias e práticas educativas de professores formadores

Autores

  • Lucas Luan Giarola
  • Pedro Alcantara Cavalcante Neto

Palavras-chave:

Linguagem cartográfica, Formação de professores, Metodologias de ensino

Resumo

Este estudo discute a Cartografia Escolar como componente essencial na formação docente em Geografia, analisando possibilidades para o aprimoramento desta disciplina a partir de metodologias e práticas educativas relatadas por professores formadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. A pesquisa, de natureza qualitativa e colaborativa, baseou-se em entrevistas semi-estruturadas com docentes responsáveis pela disciplina de Cartografia Escolar, cujos dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram convergências, como o reconhecimento da Cartografia como linguagem para representar fenômenos geográficos, e divergências, como abordagens metodológicas distintas e níveis variados de autonomia concedida aos licenciandos. Destacou-se a ênfase na articulação entre teoria e prática, principalmente por meio da produção de materiais didáticos, embora persista uma lacuna entre as concepções teóricas e sua materialização efetiva em sala de aula. Além disso, o uso de tecnologias digitais, como QGIS e Google My Maps, mostrou-se incipiente e desigual entre as instituições. Conclui-se que, apesar dos avanços na consolidação da Cartografia Escolar na formação docente, desafios como infraestrutura, carga horária e preparação dos formadores ainda precisam ser superados para promover abordagens mais reflexivas e contextualizadas.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT2 - Tecnologias, novas cartografias e múltiplas linguagens na educação em geografia