CONSIDERAÇÕES E PROPOSIÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess

Palavras-chave:

Educação geográfica, domínio técnico docente, proposições docentes

Resumo

Este artigo investigou as percepções e propostas de professores de Geografia da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (RPE-DF) sobre o ensino da disciplina. O estudo busca compreender como esses educadores avaliam seu próprio conhecimento e suas práticas pedagógicas, essencial para aprimorar a qualidade da educação geográfica e o seu compromisso com a formação cidadã. A pesquisa aborda o que os professores consideram um bom ensino de Geografia, como autoavaliam suas habilidades e quais melhorias propõem para a formação docente, condições de trabalho e a educação geográfica em geral. A metodologia consistiu na análise de conteúdo de 130 formulários eletrônicos preenchidos por professores da RPE-DF no segundo semestre de 2021. Os resultados indicam que as principais propostas para um bom ensino de Geografia focam na melhoria das condições materiais das escolas, incluindo infraestrutura e recursos tecnológicos. Os professores demonstraram maior domínio em Geografia Humana, Geografia Física e saberes da docência, com fragilidades em geoprocessamento, produção científica e tecnologias educacionais. Sobre bom ensino, priorizam o desenvolvimento do pensamento crítico e formação cidadã. As proposições de políticas públicas incluem valorização salarial, melhoria da formação continuada e aprimoramento da estrutura escolar.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT5 - Saberes docentes e formação de professores de geografia