SENTIDOS, EXPERIÊNCIAS E SIGNOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
PIBID, Formação de Professores, experiênciaResumo
Este artigo aborda os passos iniciais do Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UNIFESP, Campus Zona Leste. Com o objetivo de promover uma formação docente socialmente referenciada, o projeto selecionou unidades escolares em territórios periféricos e mobilizou bolsistas e professores supervisores. O texto explora a importância da experiência na formação, fundamentado nas perspectivas de Josso (2004), Bondía (2002; 2009) e Dewey (1979), que enfatizam a necessidade de a prática ser imbuída de sentido e signo para que se torne transformadora. A metodologia proposta envolve a aprendizagem baseada em narrativas e o desenvolvimento de uma sequência didática em três etapas: levantamento de dados sobre o trajeto casa-escola utilizando o Google Maps, análise espacial desses trajetos, e a construção de um dispositivo de realidade aumentada (Augmented Reality Sandbox). Tais ações visam não apenas aprimorar a formação acadêmica dos bolsistas e a atuação dos professores, mas também correlacionar universidade e escolas, fomentando o pensamento reflexivo e a alfabetização científica.
