JUVENTUDES UNIVERSITÁRIAS E PROCESSOS FORMATIVOS
uma leitura a partir das culturas juvenis dos cursos de Geografia
Palavras-chave:
Jovens Universitários, Formação de Professores, Ensino de GeografiaResumo
A formação de professores/as Geografia é complexa e demanda o desafio de analisar e compreender não apenas as dinâmicas curriculares e acadêmicas, mas os novos contextos de formação estudantil do século XXI, marcado pelos desdobramentos do neoliberalismo e pela da instabilidade socioeconômica que recai sobre as juventudes brasileiras. Nesse sentido, o texto baseia-se em uma pesquisa de Mestrado que busca compreender os processos de formação de professores/as de Geografia em três campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP): Presidente Prudente, Ourinhos e Rio Claro. O objetivo é estabelecer uma reflexão acerca da associação entre juventudes universitárias e o processo inicial de formação de professores de Geografia, tendo como fundamento os estudos sobre a dimensão espacial das culturas juvenis e considerando que os processos formativos estão entrelaçados com as diferentes formas de viver a juventude. Desse modo, o texto será divido em três partes a fim de apresentar o raciocínio da pesquisa, a metodologia empregada na elaboração do trabalho e o modo como os estudos sobre juventude podem agregar aos trabalhos sobre Ensino de Geografia em diferentes níveis educacionais. Em síntese, o texto finaliza reiterando que a Universidade e as culturas juvenis permeiam os processos formativos e a constituição de novos/as profissionais da Educação.
