ANALISANDO MAPAS HISTÓRICOS

a cartografia enquanto potencializador do ensino interdisciplinar de geografia e história a partir do pensamento geográfico

Autores

  • Lucas da Silva Isidorio

Palavras-chave:

Geografia, História, Cartografia

Resumo

O presente trabalho buscou desenvolver mapas históricos e analisá-los a partir dos conceitos de pensamento geográfico e de espaço geográfico para potencializá-los enquanto material de ensino interdisciplinar para as disciplinas de história e geografia. Para isso, foram utilizados os métodos aplicados para a criação de mapas históricos utilizados no projeto de pesquisa Amazônia Colonial desenvolvido no instituto de filosofia e ciências humanas da Unicamp, no qual atuo como bolsista de treinamento técnico. Foram desenvolvidos mapas históricos sobre a produção vegetal das vilas indígenas pombalinas. A interpretação desses mapas sob a ótica da geografia se mostrou muito útil para entender os fenômenos históricos retratados, tanto para a área de ensino quanto para a pesquisa, assim demonstrando que os conceitos da geografia podem ser utilizados para o estudo das representações espaciais históricas e também para o desenvolvimento de atividades de ensino interdisciplinar.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT2 - Tecnologias, novas cartografias e múltiplas linguagens na educação em geografia