Relato de Experiência: Estágio Supervisionado I em Geografia no Cursinho Popular Herbert de Souza
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Geografia Escolar, formação docente, educação popularResumo
Este relato apresenta a experiência no Estágio Supervisionado I, realizado no Cursinho Popular Herbert de Souza, como parte da formação em Licenciatura em Geografia na Unicamp. As atividades foram desenvolvidas em duas turmas com perfis distintos, uma voltada ao Pré-Técnico e outra ao Pré- Vestibular. A proposta pedagógica envolveu a análise de imagens com conteúdo geográfico, com o objetivo de estimular a leitura crítica do espaço e o desenvolvimento de habilidades interpretativas. Inicialmente, os alunos deveriam escolher imagens, analisá-las e produzir textos curtos. Diante da baixa adesão, a proposta foi flexibilizada para incluir diferentes formas de expressão, como vídeos, conversas e debates, o que ampliou a participação dos estudantes. O estágio revelou desafios como o baixo engajamento, a ausência de avaliação formal e as limitações estruturais do cursinho, mas também proporcionou aprendizados significativos no campo didático e na interação com os alunos. A experiência exigiu planejamento contínuo, adaptação de linguagem e atenção às necessidades individuais, favorecendo o desenvolvimento da autonomia docente, a melhoria da comunicação em sala e a compreensão das diversas formas de ensinar e aprender. Ao final do estágio, os estagiários se sentiram mais preparados para os desafios da docência, reconhecendo a importância da prática como elemento essencial da formação profissional.
