PENSAMENTO CRIATIVO E ATLAS DE IMAGENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACAÉ - RJ
Palavras-chave:
Lugar, Atlas, Educação GeográficaResumo
Buscamos a partir deste texto compreender que relações existem entre o que contribui para formar o pensamento criativo dos estudantes na escola pública e as situações ocorridas no lugar, bem como as imagens de mundo que nos chegam. Consideramos, teoricamente, o mundo e os lugares como espaços relacionais partindo das ideias presentes em Doreen Massey (2017) e Ailton Krenak (2019) que os entendem enquanto relações fruto do entrelaçamento de trajetórias que podem acontecer dando o sentido de múltiplas histórias dos povos. Neste caminhar, pretendemos discutir a diversidade do pensamento e a educação geográfica para questionar padrões e metodologias repetitivas já arraigadas nos currículos escolares, além de colocar em evidência a produção e a reflexão sobre os materiais elaborados pelos estudantes a partir das suas imaginações sobre as relações que permeiam o mundo. A ideia é apresentar uma prática pedagógica cujo objetivo é produzir imagens para integrar a composição de painéis e formar um atlas feito pelos estudantes. Atlas não no sentido tradicional de cadernos de mapas, mas atlas de imagens, tal como nos estudos de Didi-Huberman (2018) que apresenta a montagem de imagens como potência que pode nos mostrar outros mundos possíveis.
