PIBID, PROJETOS ESCOLARES E O INÍCIO DE UMA DOCÊNCIA SIGNIFICATIVA EM GEOGRAFIA

Autores

  • Thayane Gontijo Oliveira E Scussel
  • Rosemberg Ferracini

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino de Geografia, Prática Pedagógica

Resumo

A formação docente se configura como uma jornada complexa e contínua, exigindo que o professor vá além do domínio do conteúdo, vivenciando a realidade escolar e conectando o aprendizado à vida dos alunos. Nesse cenário, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surge como um pilar fundamental, promovendo uma imersão ativa de estudantes de licenciatura nas escolas, que difere da mera observação de estágios. Este trabalho tem o objetivo de descrever como o subprojeto de Geografia do PIBID, implementado em uma escola inclusiva de Uberaba entre os anos de 2022 a 2024, contribuiu com o desenvolvimento de práticas pedagógicas e, consequentemente, proporciona uma formação docente que atenda às demandas da educação. A metodologia adotada se caracteriza como um relato de experiência, de abordagem qualitativa, ou seja, fundamentada na observação participante e nas atividades desenvolvidas pelos participantes do programa. Muitas atividades foram vivenciadas durante este percurso; porém, dois projetos educacionais, "Projeto Afro" e "Projeto Cerrado", integrados ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, destacam-se pela sua natureza interdisciplinar e por sua capacidade de significação e formação cidadã. O "Projeto Afro" (Lei 10.639/03) promoveu a valorização da cultura afro-brasileira, enquanto o "Projeto Cerrado" conscientizou sobre a importância do bioma local, ambos por meio de atividades como oficinas, palestras, produções artísticas e saídas de campo. Estas atividades evidenciaram que o PIBID proporcionou um ambiente propício para que os participantes pudessem desenvolver habilidades importantes para a prática docente. Além disso, desenvolveram novas metodologias e contribuíram com novas ideias, o que resultou na renovação das práticas pedagógicas dos professores da escola. Essa interação colaborativa diversificou as abordagens metodológicas e a identidade profissional dos futuros professores. A adaptabilidade das atividades para alunos especiais e a promoção da interdisciplinaridade claramente demonstram o imenso valor desses projetos na consolidação de um aprendizado significativo e na qualificação de professores conscientes, engajados e preparados para os desafios de uma educação de qualidade e inclusiva. Conclui-se que o PIBID é essencial na construção de uma formação docente sólida e significativa.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT5 - Saberes docentes e formação de professores de geografia