ENTRE SABERES E PRÁTICAS
A GEOGRAFIA ESCOLAR NOS TCC DA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação Docente, Educação CríticaResumo
Essa pesquisa analisa os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos entre os anos de 2014 e 2022 por estudantes da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com foco na Geografia Escolar. A pesquisa parte da inquietação sobre como o ensino de Geografia vem sendo abordado no âmbito acadêmico e suas conexões com a educação básica. O estudo investiga a diversidade de temas abordados nos TCC e suas contribuições para a construção de uma prática docente crítica, emancipadora e alinhada à realidade do Oeste da Bahia, região marcada pela expansão do agronegócio, conflitos socioambientais e pluralidade cultural. O objetivo principal foi identificar as produções no campo do ensino de Geografia e suas implicações pedagógicas e sociais. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa e bibliográfica dos trabalhos, buscando compreender como os estudantes-articuladores da formação inicial dialogam com as demandas sociais, culturais e ambientais do território. As temáticas abordadas nos TCC incluem ensino de cartografia, agroecologia, geotecnologias, educação do/no campo, currículo escolar, inclusão, interiorização do ensino superior e impactos socioambientais. Destaca-se a importância da Geografia Escolar como ferramenta de leitura crítica do mundo, capaz de valorizar os saberes populares, a diversidade dos sujeitos e a formação cidadã. Os resultados indicam que os TCC refletem esforços em construir práticas pedagógicas contextualizadas, muitas vezes pautadas em metodologias participativas, dialogando com os referenciais teóricos de Freire (1997), Cavalcanti (2014), Ab’Sáber (2003), Straforini (2017), entre outros. A pesquisa também evidencia a centralidade de programas como o Programa institucional de Iniciação de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica (PRP) e os estágios supervisionados na formação docente, ressaltando que o professor é agente político e social. Em um contexto neoliberal de precarização da educação, a valorização da pesquisa em ensino de Geografia representa resistência e afirmação do compromisso social da universidade pública. Por fim, conclui-se que os TCC da UFOB contribuem significativamente para o fortalecimento da educação geográfica crítica, a valorização do espaço escolar como campo de pesquisa e a construção de um ensino comprometido com a transformação social.
