O LUGAR DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BNCC E CONSIDERAÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA

Autores

  • Pedro Henrique Barbosa Soares

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Neoliberalismo, Necropolítica

Resumo

Essa pesquisa, síntese da monografia de conclusão de curso do autor, pretende analisar como o sistema educacional brasileiro pode ter sido apropriado pela lógica neoliberal a qual com o intuito de desenvolver a prática tecnicista na educação pública, através da desapropriação do caráter crítico do currículo, sendo nosso principal foco, a descaracterização da disciplina de Geografia para validação desse argumento. Busca-se, a partir de uma discussão teórica, demonstrar que a precarização da geografia escolar dificulta o desenvolvimento do raciocínio geográfico, ou seja, a apreensão geográfica sobre a realidade concreta de produção do espaço. Para consolidar essa compreensão, propomos uma interpretação sobre as ambição econômicas do mercado neoliberal sobre a educação, como uma forma de violência, por elitizar uma educação pública emancipatória de qualidade, impossibilitando o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Dessa forma, buscamos associar esse processo de violência ao conceito de necropolítica, conforme o entendimento do autor sobre esse conceito, assim, considerando que a apropriação da educação pelo neoliberalismo reforce a estratificação social sobre as populações periféricas, devido à desqualificação de seus direitos por meio do domínio do interesse privado sobre as políticas públicas educacionais.

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Publicado

03.12.2025

Edição

Seção

GT4 - Questões teórico-metodológicas na educação em geografia e Geografia da Educação